top of page

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

prog_EAPEQ_previa.png

28/08 | 19h

Abertura do evento: Compartilhando saberes na Licenciatura em Química: experiências e vivências dos egressos e graduandos

Prof. José Bento Suart Júnior (Presidente da Comissão Organizadora do III EAPEQ)

Palestra de Abertura:

A ARTE DE LICENCIAR-SE EM QUÍMICA: MEMÓRIAS, AÇÕES E DIREÇÕES

Por Bruna Fary

Nesta palestra será relatado um percurso acerca da arte de licenciar-se em química e tornar-se docente na formação de professores de química.  Para isso, a narrativa de caráter autobiográfico será dividida em três momentos: i) MEMÓRIAS – as lembranças são acionadas para pontuar uma trajetória formativa; ii) AÇÕES – momento em que as atividades docentes são presentificadas; e iii) DIREÇÕES – espaço em que serão abordados projetos, pesquisas, ideias e caminhos na esfera da licenciatura em química. A fala será permeada por aspectos que tocam a arte, enquanto espaço da criatividade e da produção de afetos.

Mediação e apresentação: Profa. Angélica Cristina Rivelini-Silva

CURRÍCULO: Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - (2015). Mestra e Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, PECEM - (2021) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Neuroaprendizagem e Educação e Sociedade (2020) pela Faculdade UNINA. Atualmente, é professora adjunta no Centro de Ciências Químicas Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Faz parte, enquanto pesquisadora, de três grupos: Grupo de Estudos em Educação Científica e Culturas (GEECC); Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Química (LEPEC) e do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ). Inclina-se a investigar nas linhas: Estudos Culturais das Ciências; Educação em Direitos Humanos; Filosofia e Sociologia da Química/Ciências; Experimentação no Ensino de Química/Ciências; Educações e Mídias; Educação Ambiental e Antropoceno. Acredita que ser professora implica retirar o pensamento da inércia.

28/08 | 21h

Mesa de discussão: Egressos na área da Educação

Como estão e onde estão atuando os egressos do Curso de Licenciatura em Química que seguiram os caminhos da área educacional, seja atuando como professores na Educação Básica, seja como estudantes de programas de pós-graduação da área de Ensino/Educação? Nesta mesa vamos reunir 04 egressos do curso para dialogarmos sobre os caminhos e os desafios de ser professor/professora e de desenvolver pesquisas na área de Ensino. Conheça, a seguir, nossos quatro convidados:

Mediação e apresentação: Prof. Enio de Lorena Stanzani e Profa. Sabrina Gabriela Klein

Luana Pires Vida Leal

Me graduei em Química pela UTFPR, onde tive a oportunidade de atuar no projeto PIBID, e em Física pela UFPR, depois cursei Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências na UEL, e estou em sala de aula desde então e, esse ano, com uma nova disciplina, a robótica educacional. Tem sido bastante necessário e desafiador ao mesmo tempo.

Ano de Graduação: 2015

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7261214741276442

Larissa Caroline da Silva Borges

Ano de Graduação: 2017

Sou Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Apucarana, mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM/UEL) e atualmente doutoranda pelo mesmo programa. Ao longo da minha trajetória acadêmica tenho pesquisado a formação inicial e em serviço de professores de Química, com a observação e participação dos processos formativos de docentes atuantes na Educação Básica em escolas públicas e de licenciandos na formação inicial, especialmente, em programas voltados à formação de professores, como o Pibid e o Residência Pedagógica. Atualmente trabalho na Secretaria Municipal de Educação de Apucarana.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4813678521831669

Luara Wesley Candeu Ramos

Ano de Graduação: 2019

Minha história profissional começou há 5 anos e é a trajetória de uma professora que transitou entre a Educação Básica, Educação Especial, preparatórios de pré-vestibulares e concursos militares nas áreas de química, física e matemática. Durante a faculdade atuei como docente no ensino básico público como PSS e após formada tive minhas primeiras turmas em um colégio particular como professora de química, matemática e depois física. Sou Mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina - UEL e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Ao longo da minha formação tive a oportunidade de pesquisar temas como: Objeto de Aprendizagem para Conteúdos de Química, Formação Inicial de Professores de Química a partir da articulaçao entre História e Filosofia da Ciència e Saberes Docentes, e Programas de Formação Inicial de Professores como o Programa Residência Pedagógica.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/6483912353508830

Carlos Henrique de Oliveira Batista

Ano de Graduação: 2021

Conclui o curso de Licenciatura em Química no final do ano de 2021, certo de que desejava seguir meus estudos na área de Ensino, sendo esta a área que me motivou a ingressar nesta graduação. Antes da minha colação de grau, recebi minha primeira oportunidade de emprego na área, o que foi um desafio, mas também uma enorme porta de oportunidades de aplicar não só conhecimentos teóricos construídos, mas metodologias e abordagens dos mais diversos tipos graças a abertura do próprio colégio SESI. Já atuando como docente tive a oportunidade de participar do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), em seguida ingressei no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR do qual sou mestrando até o presente momento. Assim como licenciando em Matemática e docente no ensino básico público como PSS.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0163765856086889

30/08 | 19h

Mesa de discussão: Egressos na área técnica

Como estão e onde estão atuando os egressos do Curso de Licenciatura em Química que seguiram os caminhos da área técnica, seja atuando em laboratórios e/ou empresas da área, seja como estudantes/pesquisadores em programas de pós-graduação na Química ou em áreas correlatas? Nesta mesa vamos reunir 04 egressos do curso para dialogarmos sobre os caminhos e os desafios na atuação do químico no mercado de trabalho e no desenvolvimentos de pesquisas na área química. Conheça, a seguir, nossos cinco convidados:

Mediação e apresentação: Profa. Patrícia Salomão Garcia

Tayssa Nogueira da Silva

Ano de Graduação: 2015

Antes mesmo de finalizar a graduação comecei a trabalhar numa indústria farmacêutica chamada Wegmed Caminhos Medicinais LTDA., atuo desde então no setor da Garantia da Qualidade e também sou responsável técnica desta empresa (8 anos e 5 meses). Atualmente estou fazendo uma pós em Gestão da qualidade e auditoria em processos (Instituição de ensino: ICTQ) um MBA em Gestão da Qualidade e Processos (Instituição de ensino: FM2S).

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0818098566449778

Ariel Colaço de Oliveira

Ano de Graduação: 2017

Licenciado em Química pela UTFPR - Câmpus Apucarana, Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais pela UTFPR - Câmpus Londrina em 2018, com a Dissertacão intitulada “PREPARATION, CHARACTERIZATION, AND SCAFFOLDING CAPACITY OF CHITOSAN/GELLAN GUM-BASED HYDROGEL ASSEMBLIES” e Doutor em Físico-Química (Química de Materiais) pelo programa de Pós-Graduação em Química pela UEM em 2023, com a Tese intitulada “PREPARATION AND CHARACTERIZATION OF HYDROGELS AND POLYELECTROLYTE MULTILAYERS BASED ON PROTEINS, TANNINS, AND POLYSACCHARIDES, AND THEIR POTENTIAL APPLICATIONS IN THE BIOMEDICAL FIELD”. Atualmente é pós doutorando na Université de Sherbrooke – Canadá.

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1867068348940062

 

Mateus Siraque

Ano de Graduação: 2019

Ao final do curso de graduação me inscrevi para o mestrado no Programa de Pós-graduação em química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ingressando no mesmo ano. Infelizmente por motivos de saúde, não conclui o mestrado, abandonando o programa no final de 2021. Após o período de mestrado, fiquei fora da área de formação durante o restante de 2021 e parte de 2022. Em setembro de 2022 fui aprovado para entrar como terceirizado temporário para atuar como Auxiliar de laboratório químico na empresa Nortox S/A em Aricanduva-PR, e no dia 02/01/2023 fui convidado a ingressar de forma oficial ao quadro de funcionários da empresa, como Analista de Laboratório Químico I, atuando no departamento de P&DA (Pesquisa e desenvolvimento Analítico), ao qual nossa equipe é responsável por Análises físico-químicas e pela parte de Instrumentação (HPLC e GC) de produtos em desenvolvimento pela empresa.

Link do Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1624796531733531

Michael da Conceição Castro

Ano de Graduação: 2021

Depois de formado, trabalhei como técnico em laboratório de análise de solos na empresa SUPERBAC de Mandaguari por 1 ano e 3 meses. Pedi desligamento da empresa para ingressar no Mestrado em Engenharia Ambiental em setembro de 2022 e ‘tamo ai’ na luta por enquanto.

Link do Latteshttp://lattes.cnpq.br/6108603875595102

bottom of page